Aqui o escultor irá ensinar você a fazer uma escultura com o formato de uma mão. Siga passo-a-passo as instruções, você vai precisar dos seguintes materiais:

 

- 1 prancha(tábua) de madeira itaúba,
com 32cm x 16cm e com espessura de 4,5cm;

 

- Formão comum, goivas, macete(martelo);

- Serra fita;

 

- Lixa nº 30 e 100;

- Gimo cupim, celador, verniz marítimo.

 

 

 

 

 

1º Passo

 

Vá até uma marcenaria e com o auxílio de uma serra fita, corte um pedaço de madeira no formato de uma pranchinha, com as medidas citadas acima.Para moldar a madeira é necessário que você coloque sua mão em cima da prancha e trace o formato com um lápis.Agora tente passar a serra fita no contorno que você fez. Logo após, seguir entalhando com o formão comum e depois use a goiva para fazer as partes arrendondadas. A prancha deve ficar semelhante a figura ao lado.

 

 

2º Passo

Use as goivas para fazer o contorno da mão, a forma das unhas e o relevo, dando a impressão das veias.Após use a grosa com ponta redonda para dar os detalhes arredondados dos dedos e a grosa com ponta meia lua para dar o acabaerdana, Arial, Helvetica, sans-serifmento da mão.

 

3º Passo

Agora use as lixas para alisar a moldura, tirando o aspecto de aspereza.Passe gimo cupim, claro ou escuro(a gosto),deixe secar e passe o celador, tipo de verniz para dar o fundo, também deixe secar.Agora passe o verniz marítimo, tipo de esmalte que não sai mais da escultura,dando o acabamento final e garantindo a qualidade e durabilidade da obra.